|
|
Registros recuperados : 9 | |
1. | | PULROLNIK, K.; BARROS, N. F. de; SILVA, I. R.; NOVAIS, R. F.; BRANDANI, C. B. Estoques de carbono e nitrogênio em frações lábeis e estáveis da matéria orgânica de solos sob eucalipto, pastagem e cerrado no Vale do Jequitinhonha - MG. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 33, p. 1125-1136, 2009. Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
2. | | CERRI, C. E. P.; ABBRUZZINI, T. F.; BRANDANI, C. B.; DURIGAN, M. R.; SIGNOR, D. Soil carbon stocks and greenhouse gas emissions from agrosystems in Brazil. In: GEROLD, G.; JUNGKUNST, H. F.; WANTZEN, K. M.; SCHÖNENBERG, R.; AMORIM, R. S. S.; COUTO, E. G.; MADARI, B.; HOHNWALD, S. (Ed.). Interdisciplinary Analysis carbon-optimized land management strategies for Southern Amazonia. Göttingen: Universitätsverlag Göttingen, 2014. p. 41-59. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
5. | | BRANDANI, C. B.; SANTO, F. M.; OLIVEIRA, I. R. de; BORDON, B.; BEHLING, M.; SILVA, E. V.; GONÇALVES, J. L. de M. Growth Patterns at Different Sites and Forest Management Systems. In: CARDOSO, E. J. B. N.; GONÇALVES, J. L. de M.; BALIEIRO, F. de C.; FRANCO, A. A. (Ed.). Mixed Plantations of Eucalyptus and Leguminous Trees: soil, microbiology and ecosystem services. Cham: Springer, 2020. Cap. 2. p. 15-43. Biblioteca(s): Embrapa Agrossilvipastoril. |
| |
6. | | FARIAS, J. B.; CAMARGO, D.; SILVEIRA, J. G. da; BRANDANI, C. B.; GONÇALVES, J. L. de M.; BOUILLET, J. D.; BEHLING, M. Desenvolvimento das árvores em povoamentos monoespecíficos e mistos de eucalyptus urograndis e acacia mangium. In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 259-262. Biblioteca(s): Embrapa Agrossilvipastoril. |
| |
7. | | CERRI, C. E. P.; ABBRUZZINI, T. F.; BRANDANI, C. B.; DURÍGAN, M. R.; FREITAS, R. de C. A. de; LISBOA, I. P.; OLIVEIRAM D. M. da S.; SIGNOR, D. Estoques de carbono e fluxo de gases do efeito estufa em agrossistemas no Brasil. Tópicos em Ciência do Solo, Viçosa, MG, v. 9, p. 1-47, 2015. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
8. | | BEHLING, M.; FERREIRA, A.; FARIAS, J. B.; CAMARGO, D.; PEREIRA, M. C.; SILVEIRA, J. G. da; TSUKAMOTO FILHO, A. de A. de; BRANDANI, C. B.; GONÇALVES, J. L. de M.; BOUILLET, J.-P. D.; LACLAU, J.-P.; RODRIGUES, R. de A. R.; MATOS, E. da S. Plantio misto de eucalipto e acácia em área de transição entre os biomas Cerrado e Floresta Amazônica. In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 6, cap. 9, p. 427-435. Biblioteca(s): Embrapa Agrossilvipastoril; Embrapa Solos. |
| |
9. | | BROWN, G. G.; DEMETRIO, W.; GABRIAC, Q.; PASINI, A.; KORASAKI, V.; OLIVEIRA, L.; FRANCHINI, J. C.; TORRES, E.; GALERANI, P. R.; GAZZIERO, D. L. P.; BENITO, N. P.; NUNES, D. H.; SANTOS, A.; FERREIRA, T.; NADOLNY, H. S.; BARTZ, M.; MASCHIO, W.; DUDAS, R. T.; ZAGATTO, M.; NIVA, C. C.; CLASEN, L.; SAUTTER, K.; FROUFE, L. C. M.; SEOANE, C. E. S.; MORAES, A. de; JAMES, S.; ALBERTON, O.; JÚNIOR, O. B.; SARAIVA, O. F.; GARCIA, A.; OLIVEIRA, E.; CÉSAR, R.; CORREA-FERREIRA, B. S.; BRUZ, L. S. M.; SILVA, E. da; CARDOSO, G. B. X.; LAVELLE, P.; VELÁSQUEZ, E.; CREMONESI, M.; PARRON, L. M.; BAGGIO, A. J.; NEVES, E. J. M.; HUNGRIA, M.; CAMPOS, T. A.; SILVA, V. L. da; REISSMANN, C. B.; CONRADO, A. C.; BOUILLET, J. D.; GONÇALVES, J. L. M.; BRANDANI, C. B.; VIANI, R. A. G.; PAULA, R. R.; LACLAU, J.; PEÑA-VENEGAS, C. P.; PERES, C.; DECAËNS, T.; PEY, B.; EISENHAUER, N.; COOPER, M.; MATHIEU, J. Soil macrofauna communities in Brazilian land-use systems. Biodiversity Data Journal, v. 12, e115000, 2024. Biblioteca(s): Embrapa Florestas; Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Embrapa Soja; Embrapa Unidades Centrais. |
| |
Registros recuperados : 9 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Rondônia. |
Data corrente: |
06/02/2023 |
Data da última atualização: |
06/02/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
OLIVEIRA, V. B. V. de; SIMÕES, A. F.; SANTIAGO, S. |
Afiliação: |
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; ALINE FURTADO SIMOES BARBOSA, CPAF-AP; SILMA SANTIAGO, PROFESSORA DA EMEF. LÚCIA NEVES DENIUR / SEMED MACAPÁ -AP. |
Título: |
Contribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ods" da agenda 2030. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2022. |
Páginas: |
p. 255-274. |
Descrição Física: |
GT 14 Educação Ambiental. E-book. |
ISBN: |
978-65-86901-89-4 |
DOI: |
10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.014 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Organização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues. |
Conteúdo: |
Alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares. |
Palavras-Chave: |
Agenda 2030; ODS; Programa Embrapa & Escola. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Recurso Audiovisual. |
Thesaurus NAL: |
Amazonia; Audiovisuals; Environmental education. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1151506/1/cpafro-18919.pdf
|
Marc: |
LEADER 02613nam a2200277 a 4500 001 2151506 005 2023-02-06 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-65-86901-89-4 024 7 $a10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.014$2DOI 100 1 $aOLIVEIRA, V. B. V. de 245 $aContribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ods" da agenda 2030.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora$c2022 300 $ap. 255-274.$cGT 14 Educação Ambiental. E-book. 500 $aOrganização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues. 520 $aAlcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares. 650 $aAmazonia 650 $aAudiovisuals 650 $aEnvironmental education 650 $aEducação Ambiental 650 $aRecurso Audiovisual 653 $aAgenda 2030 653 $aODS 653 $aPrograma Embrapa & Escola 700 1 $aSIMÕES, A. F. 700 1 $aSANTIAGO, S.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Rondônia (CPAF-RO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|